Este Blog foi criado para discutirmos alguns aspectos que interferem na educação como um todo e especificamente na escola.
Ao longo do tempo em sala de aula, pude observar, nos momentos de AC - Atividade Complementar, a forma como o professor se referia ao seu aluno. Isso, pela primeira vez, me fez desacreditar na educação, depois fui observando, em encontros e seminários, outras abordagens de professores que se dedicavam aos seus alunos, inclusive sem o preconceito em distinguir alunos da escola pública e da escola particular. Esses professores apesar dos parcos salários tinham a consciência que o serviço público era quem mais investia em capacitação para os docentes.
Ao concluir o curso de Psicologia, com ênfase na Psicanálise Clínica pude observar que um dos aspectos, somados aos demais já observados anteriormente, é que, poucos professores consideram em sala de aula é a subjetividade do aluno. Não quero aqui transformar professor em psicólogo, mesmo porque essa escuta é da psicologia, mas confesso que o professor tem que conhecer o seu aluno. No mínimo conhecer seus desejos e objetivos. É como conhecer o "terreno que se pisa". Quem quer fazer um bom negócio tem que conhecer com quem está fazendo. É uma verdadeira sondagem não só do conhecimento que esse aluno já acumula, mas conhecer quem é este sujeito que está falando. Neste momento me refiro a subjetividade do aluno.
Que tal pensarmos nisso e falarmos também!
Olá Ademilde, tudo bem?
ResponderExcluirComo plantaremos a semente sem conhecer o terreno? Essa é uma das prerrogativas para que haja frutos!
Abraços e sucesso nessa caminhada!
Lúcia
(Grupo Adriana Calcanhoto)