Pensamento da semana:

"Bem aventurados os que sabem escutar, porque eles poderão compreender."

Cartas a um jovem psicanalista - Marialzira Perestrello

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O porquê Educação e Psicanálise:

Este Blog foi  criado  para discutirmos alguns aspectos que interferem na educação como um  todo e especificamente na escola.
Ao longo  do  tempo em  sala de aula, pude  observar, nos momentos de AC - Atividade Complementar, a forma como o professor se referia ao  seu  aluno. Isso, pela primeira vez, me fez desacreditar na educação, depois fui  observando, em encontros e seminários, outras abordagens de professores que se dedicavam aos seus alunos, inclusive sem o preconceito em  distinguir alunos da escola  pública e da escola particular. Esses professores apesar dos parcos salários  tinham  a consciência que  o serviço público era quem  mais investia em  capacitação para  os docentes.
Ao  concluir o  curso  de Psicologia, com ênfase na Psicanálise Clínica  pude observar que um dos aspectos, somados aos demais já  observados anteriormente, é que, poucos professores consideram em  sala de aula é  a  subjetividade do  aluno. Não quero  aqui transformar  professor em psicólogo, mesmo porque essa escuta é da psicologia, mas confesso que o professor tem  que conhecer o seu aluno. No mínimo conhecer seus desejos e objetivos. É como conhecer o "terreno  que se pisa". Quem quer fazer um bom negócio tem  que conhecer com quem  está fazendo.  É uma verdadeira sondagem não só  do  conhecimento  que esse aluno já acumula, mas conhecer  quem é este sujeito  que está falando. Neste momento  me refiro  a subjetividade do aluno.
Que tal pensarmos nisso e falarmos também!

Um comentário:

  1. Olá Ademilde, tudo bem?

    Como plantaremos a semente sem conhecer o terreno? Essa é uma das prerrogativas para que haja frutos!

    Abraços e sucesso nessa caminhada!

    Lúcia
    (Grupo Adriana Calcanhoto)

    ResponderExcluir